Escola troca seguranças por professores de arte para diminuir violência

arte

Violência se combate com? Se você pensou em responder “violência” pare e pense. O diretor de uma escola pública do ensino médio em Boston, nos Estados Unidos ensina: violência se combate com arte.

Depois de ser considerada uma das cinco piores escolas do estado de Massachusetts e chegar ao ponto de proibir os alunos de levar mochilas por medo de esconderem armas, a Orchard Gardens adotou medidas drásticas. Demitiu a maioria dos funcionários da segurança e investiu o dinheiro na contratação de professores de arte.

O responsável pela ousadia foi o diretor Andrew Bott, contratado em 2010, quando a escola entrou para o programa Turnaround Schools, uma iniciativa do Governo Federal para recuperar instituições em dificuldade.

Bott aumentou o período de permanência na escola. Em vez de saírem as 14h30, eles passaram a ficar das 7h30 às 17h30. Além das matérias obrigatórias, os cerca de 800 estudantes passaram a ter aulas de teatro, música, dança e artes plásticas.

O resultado veio rápido. Depois de dois anos a escola saiu do ranking das piores instituições de ensino público do estado e se destacou entre as melhores. O índice de violência diminuiu drasticamente e o sucesso da nova gestão trouxe o reconhecimento para a Orchard Gardens.

De acordo com Bott, o contato com a arte motivou os alunose aguçou seu espírito empreendedor. Foi uma grande conquista para a escola que antes era conhecida como a “matadora de carreiras” dentro da rede estadual de Massachusetts.

Leia a matéria original no Hypeness.

Fonte: http://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/escola-troca-segurancas-por-professores-de-arte-para-diminuir-violencia/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s